domingo, 27 de setembro de 2009

Você já ouviu falar em ANDRAGOGIA?

Andragogia: A Aprendizagem nos Adultos

Estamos sempre buscando e estudando novas formas de ensinar e aprender no que se refere ao processo de aprendizagem das crianças e muitas vezes deixamos pra trás como isso se processa nos adultos.
Apercebendo-se da diferença Linderman, E.C, em 1926, pesquisando as melhores formas de educar adultos para a "American Association for Adult Education" percebeu algumas impropriedades nos métodos utilizados e escreveu:"Nosso sistema acadêmico se desenvolveu numa ordem inversa: assuntos e professores são os pontos de partida, e os alunos são secundários. ... O aluno é solicitado a se ajustar a um currículo preestabelecido. Grande parte do aprendizado consiste na transferência passiva para o estudante da experiência e conhecimento de outrem ". Mais adiante, oferece soluções quando afirma que "nós aprendemos aquilo que nós fazemos. A experiência é o livro-texto vivo do adulto aprendiz". Lança, assim, as bases para o aprendizado centrado no estudante e do aprendizado tipo "aprender fazendo". Infelizmente, sua percepção ficou esquecida durante muito tempo.
A partir de 1970 , Malcom Knowles trouxe à tona as idéias plantadas por Linderman. Publicou várias obras, entre elas "The Adult Learner – A Neglected Species" (1973), introduzindo e definindo o termo Andragogia - A Arte e Ciência de Orientar Adultos a Aprender. Daí em diante, muitos educadores passaram a se dedicar ao tema e, assim, surgiu ampla literatura sobre o assunto.
Andragogia - a arte e ciência de orientar adultos a aprender.
Kelvin Miller afirma que estudantes adultos retêm apenas 10% do que ouvem, após 72 horas. Entretanto, serão capazes de lembrar de 85% do que ouvem, vêem e fazem, após o mesmo prazo. Ele observou ainda que as informações mais lembradas são aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de uma aula ou palestra.
Para melhorar esses números, faz-se necessário conhecer as peculiaridades da aprendizagem no adulto e adaptar ou criar métodos didáticos para serem usados nessa população específica.
Segundo Knowles, à medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações:
- Passam de pessoas dependentes para indivíduos independentes, autodirecionados.
- Acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro.
- Seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento das habilidades que utilizam no seu papel social, na sua profissão.
- Passam a esperar uma imediata aplicação prática do que aprendem, reduz-se seu interesse por conhecimentos a serem úteis num futuro distante.
- Preferem aprender para resolver problemas e desafios a aprender simplesmente um assunto.
- Passam a apresentar motivações internas (como desejar uma promoção, sentir-se realizadas por serem capazes de uma ação recém aprendida etc.), mais intensas que motivações externas como notas em provas, por exemplo.

A partir desses princípios assumidos por Knowles, inúmeras pesquisas foram realizadas sobre o assunto. Em 1980, Brundage e MacKeracher estudaram exaustivamente a aprendizagem em adultos e identificaram trinta e seis princípios de aprendizagem bem como as estratégias para planejar e facilitar o ensino. Wilson e Burket (1989) revisaram vários trabalhos sobre teorias de ensino e identificaram inúmeros conceitos que dão suporte aos princípios da Andragogia. Também Robinson (1992), em pesquisa por ele realizada entre estudantes secundários, comprovou vários dos princípios da Andragogia, principalmente o uso das experiências de vida e a motivação intrínseca em muitos estudantes.
Se for comparado o aprendizado de crianças (pedagogia) com o de adultos (andragogia), destacam-se as seguintes diferenças:
Características da Aprendizagem
Relação Porfessor/Aluno
Pedagogia - Professor é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem .
Andragogia - A aprendizagem adquire ma característica mais centrada no aluno, na
independência e na autogestão da aprendizagem.
Razões da Aprendizagem
Pedagogia - Crianças (ou adultos) devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um curriculo padronizado).
Andragogia - Pessoas aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).
Experiência do Aluno
Pedagogia - O ensino é didático, padronizado, e a experiência do aluno tempouco valor.
Andragogia - A experiência é rica fonte de aprendizagem, mediante a discussão e a solução de problemas emgrupo.
Orientação da Aprendizagem
Pedagogia - Aprendizagem porassunto ou matéria.
Andragogia - Aprendizagem baseada em problemas, que exige ampla gama de conhecimentos para se chegar à solução.
Penso que temos que ter essa visão para podermos planejarmos nosso trabalho centrado nessas diferenças!!!