segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tutoria do Curso Disseminadores de Educação Fiscal - 3ª edição

No dia 20 de agosto, aconteceu, aqui no NTE,  o encontro presencial do curso Disseminadores de Educação Fiscal, no qual eu sou tutora, já pela 3ª vez. O curso é uma realização da Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda. No Rio Grande do Sul, o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), representado pela SEFAZ e SEDUC, é responsável pela seleção dos candidatos e execução do curso.

O propósito do curso é formar e ampliar a rede nacional de educadores que desenvolvem ações nas escolas e com a sociedade na disseminação do PNEF.
O Programa Nacional de Educação Fiscal tem o compromisso com a formação para o exercício efetivo da cidadania e, por meio de suas ações, busca desenvolver pessoas, estimulando-as à criticidade, à autonomia e à participação. Desse modo, é função dos que pensam e edificam o cotidiano da escola, construir um elo possível entre o conhecimento escolar, a necessidade social e a qualidade de vida dos cidadãos.

Um dos mecanismos utilizados para promoção dessa aproximação foi a introdução da ideia de temas transversais na educação básica brasileira. Todavia, ainda existe o desafio de fazer a contemporaneidade (por meio dos mais diversos temas) compor o cenário escolar de forma orgânica e não esporádica, de traduzi-la para uma linguagem discursiva que garanta a todos os frequentadores do universo escolar, o amplo acesso e domínio das questões que o abordam na vida social.
O curso é desenvolvido na modalidade a distância, totalizando 160 horas.

O conteúdo programático é composto de quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos.
Municípios envolvidos nessa edição: Erechim e Três Arroios.


Após um período de muito estudo...

O retorno às postagens estava sendo adiado devido a muitos compromissos: tanto presenciais quanto virtuais.
Após a apresentação da monografia, dia 24 de junho de 2010, como trabalho de conclusão do curso de Especialização em Mídias na Educação, pelo IFSUL, de Passo Fundo, tudo foi se organizando, ou melhor, o tempo foi se acomodando às 24h reias de sua existência (às vezes tentamos prolongar, esticar essas 24h em 48h, 36h eheheheh).
O meu trabalho foi sobre " OS RECURSOS MIDIÁTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE NAS LICENCIATURAS DE LETRAS E PEDAGOGIA", orientado pela professora Ana Maria Martins Roeber, de Pelotas. Muito trabalho levou à rcompensa: conceito final "A" e indicação de publicação.
Aí estamos, eu e a minha orientadora, após a apresentação. UFA!!!!!! Mas valeu o esforço!