segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Tutoria do Curso Disseminadores de Educação Fiscal - 3ª edição

No dia 20 de agosto, aconteceu, aqui no NTE,  o encontro presencial do curso Disseminadores de Educação Fiscal, no qual eu sou tutora, já pela 3ª vez. O curso é uma realização da Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda. No Rio Grande do Sul, o Grupo de Educação Fiscal Estadual (GEFE), representado pela SEFAZ e SEDUC, é responsável pela seleção dos candidatos e execução do curso.

O propósito do curso é formar e ampliar a rede nacional de educadores que desenvolvem ações nas escolas e com a sociedade na disseminação do PNEF.
O Programa Nacional de Educação Fiscal tem o compromisso com a formação para o exercício efetivo da cidadania e, por meio de suas ações, busca desenvolver pessoas, estimulando-as à criticidade, à autonomia e à participação. Desse modo, é função dos que pensam e edificam o cotidiano da escola, construir um elo possível entre o conhecimento escolar, a necessidade social e a qualidade de vida dos cidadãos.

Um dos mecanismos utilizados para promoção dessa aproximação foi a introdução da ideia de temas transversais na educação básica brasileira. Todavia, ainda existe o desafio de fazer a contemporaneidade (por meio dos mais diversos temas) compor o cenário escolar de forma orgânica e não esporádica, de traduzi-la para uma linguagem discursiva que garanta a todos os frequentadores do universo escolar, o amplo acesso e domínio das questões que o abordam na vida social.
O curso é desenvolvido na modalidade a distância, totalizando 160 horas.

O conteúdo programático é composto de quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos.
Municípios envolvidos nessa edição: Erechim e Três Arroios.


Um comentário:

Fabiana disse...

Também fiz este curso mas não como tutora e sim como aluna.