segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
BLOGS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS
fonte: http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque.htm
Professores e alunos já usam todos os atrativos dos diários online para criar uma rede de ensino e comunicação.
Os blogs estão se profissionalizando e deixando de ser apenas "diário virtual adolescente" para virar palco de discussões e fonte de informações para muitos setores. No mundo corporativo, vários executivos têm seus próprios blogs, assim como jornalistas renomados também mantêm um canal próprio de informação e discussão. E esta febre começa a contagiar professores e educadores, que já vêem nos blogs uma alternativa para comunicação na educação e um excelente meio para oferecer uma formação descentralizada.
De acordo com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens. "É preciso apenas que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Mas cabe a ele direcionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos,
Desde o debate de temas atuais até a divulgação de projetos escolares: em todas as disciplinas é possível utilizar o blog como ferramenta pedagógica. Segundo Gládis, vários professores já utilizam esta ferramenta com excelentes resultados. Há diferentes tipos de blogs educacionais: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos.
Para Suzana Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da UFRS, o interessante é que os blogs permitem que os participantes produzam textos e exerçam o pensamento crítico, retomando e reinterpretando conceitos e práticas. "Os weblogs abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participante de todos." Ela lembra que os blogs registram a concepção do projeto e os detalhes de todas as suas fases, o que incentiva e facilita os trabalhos interdisciplinares e transdisciplinares. "Pode-se assim, dar alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola e até famílias e comunidade".
A educadora Sônia Bertocchi concorda que os blogs têm potencial para reinventar o trabalho pedagógico e envolver muito mais os alunos. "Há aqui um grande poder de comunicação e os alunos passam a ser escritores, leitores e pensadores." Para ela, que já trabalhou com blogs na formação de professores, os diários eletrônicos são um excelente recurso para desenvolver trabalhos em equipe, discutir e elaborar projetos. Além disso, servem como espaço para anotações de aula e discussão de textos. "Os blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes, mas é a criatividade, de professores e alunos, que vai determinar a otimização da ferramenta".
Passo a passo
Gládis estuda há algum tempo todas as possibilidades dos blogs, mas só no começo deste ano é que iniciou um blog para uso didático na escola municipal CAIC Professor Mariano Costa, em Joinville (SC), onde é Coordenadora de Informática Educacional. O objetivo era iniciar uma discussão com os professores sobre seu papel frente às novas tecnologias e apresentar o blog como ferramenta educacional. "Para a grande maioria, este foi o primeiro contato com um blog. Alguns já conheciam por meio de seus filhos, mas nunca haviam postado comentários e muito menos pensado em utilizar este recurso em suas aulas".
Ela lembra que este foi um exercício muito interessante. Este blog continua em uso para a divulgação de projetos da escola e, também, funciona como um ponta-pé inicial para outros blogs, como o Acelera2005, destinado aos alunos das classes de Aceleração. "O objetivo principal é trabalhar a auto-estima destes alunos, muitos deles desinteressados ou agressivos por conta de repetições".
Formada em Letras, com especialização em Língua Portuguesa, a professora também coordena o Palavra Aberta, dirigido à publicar textos e idéias de alunos de sétima e oitava séries de todas as partes do País. O projeto é divulgado em listas de discussão e pelo Orkut e já recebeu contatos de alunos de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Há ainda o Oficina de Educação, que reúne links educacionais e pretende ser uma fonte de pesquisa para professores que desejam usar a internet com seus alunos.
A participação em um chat sobre blogs educacionais selou a amizade virtual entre Gládis e a professora gaúcha Marli Fiorentin. E elas criaram o Trocando Letras, espaço para narrar descobertas no mundo dos blogs e trocar idéias sobre o trabalho com os alunos.
Projeto de mestrado
Suzana Gutierrez atua com blogs desde 2002. Começou em um projeto com alunos da faculdade em que trabalhava e incluiu o assunto em sua dissertação de mestrado. A partir daí, se envolveu em vários projetos, como o Relendo Clássicos, blog colaborativo de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS; o Prática Educativa em Medicina, blog colaborativo da disciplina de mesmo nome da Faculdade de Medicina da UFRGS; o InTramse, com notícias do Núcleo de Estudos e Experiências em Trabalho, Movimentos Sociais, Saúde e Educação (TRAMSE) da UFRGS; e o Argumento, blog-revista do TRAMSE/UFRGS.
Hoje, Suzana dedica parte de seu tempo ao Vamos Blogar?, que aborda temas relativos à educação, tecnologias da informação e da comunicação, projetos pedagógicos etc. O Vamos Blogar? surgiu em 2003 como apoio à uma oficina sobre blogs realizada na Faculdade de Educação da UFRGS. Agora ele é aberto, colaborativo e já se tornou um projeto internacional, pois tem entre seus contribuintes profissionais da Espanha, Portugal, Uruguai e Argentina.
Estatísticas:
15,5 milhões é o total de blogs do mundo
1 blog é criado a cada segundo
30% da população online dos EUA visitam blogs
Em junho foram criados 80 mil blogs por dia
Blogs com conteúdo político, estilo de vida, tecnologia e escritos por mulheres são os mais acessados.
Reflexão coletiva
A educadora Sônia Bertocchi, mantém o blog Lousa Digital desde abril de 2005. Segundo ela, o blog é um espaço para reflexão coletiva sobre o uso pedagógico da internet. Apesar de ser colaboradora do portal de educação EducaRede, onde publica seus textos, Sônia sentiu a necessidade de um espaço com informações diárias. "Queria trocar figurinhas com educadores de uma maneira mais pessoal", conta.
O Lousa Digital tem um público formado por pessoas interessadas em educação e, especialmente, na incorporação de novas tecnologias da informação e da comunicação à prática pedagógica. "Tenho uma média mensal de 200 visitantes, entre educadores, formados ou em formação, de várias regiões do País, além de um número significativo de educadores de Portugal que visita regularmente o blog", revela. Hoje, o Lousa Digital tem sido referenciado - linkado - em blogs como o do YahooEducação, Intermezzo, Indústrias Culturais (Portugal), e-Cuaderno (Espanha), entre outros.
Sônia é professora de Língua Portuguesa. Ela trabalhou mais de 30 anos com alunos do Ensino Médio, além de lecionar Literatura para alunos do curso de Letras. Hoje, atua na formação de professores para o uso de novas tecnologias, sendo formadora do CENPEC - Centro de Pesquisa, Educação e Cultura. Ela também coordena a Comunidade Virtual "Coisas Boas da Minha Terra", projeto que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, envolve todas as Diretorias de Ensino e contempla cerca de 890 escolas da rede pública estadual.
http://caicmariano.blogdrive.com/
Recursos de aprendizagem
Tânia Maria Moreira 1
Acessado em:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/nfa/tetxt3.htm
Antes de iniciarmos os trabalhos, pare, pense e tente responder a algumas perguntas. Há quanto tempo ouvimos e dizemos que a educação brasileira necessita de mudanças para podermos sobreviver na sociedade da informação e comunicação em que estamos inseridos? Há quanto tempo lemos que os profissionais da educação precisam mudar a forma de ensinar e aprender? Há quanto tempo falamos que o professor e o aluno necessitam estabelecer relações dialógicas verdadeiras no contexto de aprendizagem? Há quanto tempo escrevemos que o educando necessita assumir um papel ativo no processo de aprendizagem, enquanto o educador necessita assumir outras funções, como a de orientador da aprendizagem? Há quanto tempo sonhamos com mudanças concretas na educação? Há quanto tempo buscamos alternativas para conquistarmos, na prática, algumas mudanças? O que estamos fazendo para tentar tornar reais nossos discursos? Como estamos agindo? Que resultados estamos obtendo? (...)
Para finalizar, apresentamos a relação de endereços de blog da nossa comunidade. É importante salientar que são criações dinâmicas, em constante construção logo, a cada vez que forem acessados, estarão em um estágio diferenciado de trocas.
Pais http://licoesdetradicionalismo.zip.net/ http://anaterraguerreira.zip.net/
http://amoratradicao.zip.net/
http://mensageirodopago.zip.net/
ex-alunos http://xirusnanet.zip.net
alunos http://camperiandopelarede.zip.net/
http://gauchosnafita.zip.net/
http://adamadojogo.zip.net/
http://dancasgauchas.zip.net/
http://culturadosul.zip.net/
http://lendasdatradicao.zip.net/
http://meudiariogaucho.zip.net/
http://poesiasdatradicao.zip.net/
http://reciclandonossastradicoes.zip.net/
http://chargeserabiscos.zip.net/
professores http://timbauva.zip.net/ ,
http://tradipaz.zip.net/ ,
http://indiomissioneiro.zip.net/ , http://novohorizonte.zip.net/ , http://poesiasdatradicao.zip.net/ , http://gauderiodebage.zip.net/
parceiros tradiciona-listas http://oclarimcampeiro.zip.net/
http://mariagaucha.zip.net
http://gauderiodebage.zip.net/
http://Termosregionais.blogspot.com ,
Blogs e flogs de parceiros que interagem com blogueiros da CVT http:// www.cascudeando.zip.net
http://lead.cap.ufrgs.br
http://opiniaotecnicoadm.zip.net
http://vidassecascolbachini.zip.net/
http://paginas.terra.com.br/educacao/Gutierrez
http://vamosblogarbr.blogspot.com/
http://niqueleira.zip.net/
http://quemfaz.blogspot.com/
http://aescolanasondasdoradio.myflog.com.br
www.refletindoasnoticias.weblogger. terra.com.br
http://www.fractoscopio.tk
www.pedagogia.zip.net
http://caicmariano.blogdrive.com
Referências bibliográficas
- FAGUNDES, L., SATO, I., MAÇADA, D. Aprendizes do Futuro: As Inovações Começaram! – disponível no endereço:
< http://mathematikos.psico.ufrgs.br/download/aprender.pdf >.
- FREIRE, P. e SHOR, I. Medo e ousadia – O cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Notas
1- Professora Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria, Especialista em Informática na Educação e Mestre em Letras.
2- Se desejares trocar idéias, terei o maior prazer de te encontrar no http://novohorizonte.zip.net.
3- Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas no endereço: http://www.eproinfo.mec.gov.br/fra_eProinfo.php?opcao=3 ou no blog http://novohorizonte.zip.net/arch2004-11-01_2004-11-30.html .
4- Editei e publiquei no endereço http://novohorizonte.zip.net/arch2004-09-01_2004-09-30.html três ‘posts’ sobre: Como definir blog? Blog, a ferramenta e Como criar um blog é a sua maior dúvida?
5- Tais reflexões, também foram divulgadas no meu blog com o título Interações.
6- A proposta de trabalho pode ser encontrada em http://novohorizonte.zip.net/.
7- Maiores informações no endereço http://www.redejovempaz.cap.ufrgs.br.
8- Maiores informações podem ser obtidas no blog da CVT - http://comunidadevirtualtradicionalista.zip.net - ou no blog Por um novo horizonte http://novohorizonte.zip.net.
Desvendando o mundo dos Blogs
Assim propomos aos colegas interessados em desvendar esse campo de relações virtuais, a se aventurarem conosco nessa caminhada redescobrindo o caminho da educação sintonizada com o século da informação, onde tempo e espaço adquiriram um novo significado.
Trazemos aqui, as idéias de outros educadores que estão nos acompanhando nessa construção de novos rumos para a educação no século XXI.
Loiva,
Rosane,
Rosicler e
Simone
domingo, 3 de junho de 2007
Atividade proa 17/24 - Auto-Avaliação
Fazer uma avaliação já é, por si só, uma tarefa difícil. Uma auto-avaliação, na minha opinião, é mais difícil ainda. Requer uma retrospectiva da construção de um processo de aprendizagem que não acaba nunca, está sempre em desenvolvimento. Então, passo a avaliar uma etapa desse processo, orientado por quem já trilhou esse caminho e dividiu conosco as suas experiências. É assim que eu me sinto.
Há seis semanas atrás, quando a oficina começou, não tinha uma noção assim tão dinâmica da utilização de blogs como ferramenta pedagógica. Desde junho do 2006, quando o curso teve início, conhecemos blogs e passamos a usá-los como diário de bordo para a maioria das disciplinas que estavam em andamento. O blog sempre serviu como um arquivo de relatos daquilo que vínhamos aprendendo e socializando com os demais colegas. Era a nossa memória virtual para os pequenos esquecimentos diários, diante de tantas atividades em diferentes disciplinas. Registrava tudo ali e buscava “na memória” os relatos a qualquer momento.
Com o início do Proa 17, pudemos perceber que não era apenas aquela a possibilidade de usufruir de um blog. Era muito mais que isso. A primeira semana iniciou e corri para fazer as atividades como haviam sido publicadas. Como a minha caminhada em informática educativa era pequena antes de iniciar a especialização e percebia que muitas colegas já atuavam em NTEs, bateu um certo receio de não conseguir acompanhar as atividades e os prazos.
Inicialmente já foi possível perceber que seriam explorados muitos recursos que não tinha conhecimento. Isso foi um desafio e também um estímulo. Neste ponto, acho que me pareço muito com meus alunos. Adoro novidades, principalmente as que vão servir pra nossa prática diária.
Houve muitos momentos de frustração, por ficar horas sobre o computador e não conseguir realizar uma atividade. Em compensação, houve horas de deleite ao descobrir sozinha ou com o auxílio das colegas como realizá-las.
As atividades foram sendo provocadas sempre estimulando as descobertas, não entregando as respostas prontas para as nossas dúvidas. Isso, às vezes, assusta um pouquinho. Ainda somos “filhos” da velha escola tradicional. Mas se quisermos agir diferente, tenho consciência que é necessário passar por essa experiência também.
Um item que considero interessante ressaltar é que o tempo foi muito pequeno para conseguirmos “saborear” tudo aquilo que fomos descobrindo. Em determinado momento, realmente parecíamos participantes de uma gincana, como uma das professoras comentou no blog da turma. Não gostaríamos apenas ter a tarefa “cumprida”, mas de desfrutá-la em todas as suas possibilidades. Isso não aconteceu. Nos trabalhos dos grupos, por exemplo, precisaríamos de mais tempo para explorá-los. Considero que já foi pequeno o tempo para concluir o nosso, quase impossível fazer o mesmo com os demais grupos e os temas, tenho certeza, interessam a todos nós. Vamos fazer isso, após o encerramento da disciplina.
As aprendizagens foram as mais diversas, desde a configuração dos blogs, que oferece vários recursos para torná-lo mais atrativo, assim como as possibilidades apresentadas para facilitar a sua navegação como o bloglines, blogroll, acréscimo de links. Não esquecendo de outros que tornam possíveis as postagens por email, a capturação e publicação de imagens no blog, a utilização de editor diverso daquele apresentado pelo serviço de blog que usamos. Além disso, conhecemos outras ferramentas como o “Google Docs, Mapas on Line, Thumbstacks, Toufee, You Tube, Bubbleshare, Orkut, Del. icio. us, Flogs, HQs e o Flickr, que o nosso grupo pesquisou. Cada uma com a sua particularidade e algumas com objetivos afins. Pena que não podemos explorá-los o suficiente nesse período para podermos discutir mais profundamente com os colegas. Tivemos uma noção superficial de alguns deles que desconhecíamos como o Thumbstacks e o Toufee.
O trabalho em grupo foi muito interessante. Houve bastante interação, embora iniciasse tardiamente. Todas tentando colaborar e prestando auxílio a quem demonstrava insegurança. O tempo também foi fator impeditivo para mais descobertas sobre o aplicativo.
A disciplina encerrando já está trazendo saudades. Embora há seis finais de semana não tenha me dedicado à família e assuntos pessoais, o enriquecimento foi grande e já estou pensando em multiplicar o que aprendi com uma oficina de blogs para os professores na minha escola. A diretora adorou a idéia. Já iniciei o trabalho com blogs com meus alunos e agora vou socializar com os colegas o que aprendi.
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Atividade Proa 17/18
Orkut: a apresentação da ferramenta está bem clara, consta a história de sua criação, o que achei bem interessante para situar o navegador que desconhece o recurso. Bem detalhados os passos para sua criação, com bastante imagens capturadas, e explicação do que são e como funcionam as comunidades que se criam nesse ambiente. Observei a preocupação das colegas em destacar os riscos e vantagens do orkut, inclusive expondo reportagens sobre o assunto.
Del. icio. us: percebi pouca ou quase nenhuma interação do grupo, sobrecarregando a colega que está com a responsabilidade de desenvolver sozinha a atividade. Achei os textos muito extensos e pouco objetivos. A formatação do blog está bem rica, com música recursos que o tornam atrativos; identifiquei que é um serviço social de “bookmarking” com sistema aberto, rápido e direto com interface simples e que serve para o armazenamento de marcadores de páginas da internet através do uso de Tags. O usuário pode desfrutar de um ambiente interativo e colaborativo, atualizado com as inovações da chamada "web 2", que ainda não tenho conhecimento.
Bubbleshare: muito interessante o blog e de fácil navegação. Explica de forma bem clara que o “bubbleshare” é um serviço de compartilhamento de fotos, podendo-se utilizar som e vídeo, que não exige maiores conhecimentos técnicos para manuseá-lo. Destaco o tutorial que as colegas criaram, via “bubbleshare”, para a utilização dessa ferramenta, embora o som esteja um pouquinho baixo. Também as propostas de uso pedagógico estão bastante práticas. Há uma interação bem grande do grupo, o que resulta um processo de criação bastante rico.
Flogs: fica bem claro, visitando esse blog, que “flog” é um diário de fotos organizadas seqüencialmente com datas das postagens das fotos, que é uma página da web atualizada freqüentemente. Foi esclarecido que não é um álbum de fotos on-line, para armazenar fotos digitais.O blog é rico em recursos, como o mago Merlin, dando boas vindas, música, efeitos do mouse. Isto torna-o bastante atrativo, embora existam alguns textos muito longos. Outra coisa que me chamou a atenção foi um slideshare com várias dicas de recursos para se utilizar em blogs, ficou muito legal.
Mapas on Line: o blog apresenta várias opções de sites para se utilizar nas aulas. Mapas capturados via satélite, mapas políticos, etc. O blog está claro, objetivo e de fácil navegação. Um recurso e tanto para os professores de Geografia.
Google Docs: muito clara a explicação das várias possibilidades de uso da ferramenta, como utilizar o editor on line. O que mais me chamou a atenção foi a possiblidade de compartilhar uma edição com outras pessoas, não havendo problemas de conflito na hora da publicação porque o próprio Google Docs avisa e solicita ao usuário, escolher uma das versões quando atualizadas simultaneamente. Não é preciso instalar o software no seu PC.Os docs ficam armazenados na rede, sendo possível acessar de qualquer lugar, outra vantagem. Só é preciso escolher uma senha que não seja muito fácil, já que é tudo armazenado on line. O blog está bem rico em imagens e efeitos.
You Tube: é um serviço on line que permite assistir a vídeos, mostrar os vídeos que fizemos e mandar o link por e-mail ou MSN ou ainda colocar em site ou no blog, para isso é necessário fazer um cadastro. O tutorial descrito no blog está bem claro e o blog está bastante atrativo também.
Toufee: é uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de “flash” ( ainda não descobri o que é isso, nem encontrei no blog). Assemelha-se ao power point. Possibilita inserir arquivos de mídia existentes no computador do usuário ou usar imagens capturadas em site. É necessário um cadastro para a sua utilização. Pela imagem que as colegas capturaram no blog, é possível realmente ver a semelhança com o power point.
Thumbstacks: é uma ferramenta utilizada através de um site gratuito para publicar apresentações em slides pela web. É ideal para conferências on-line. Não requer cadastro, basta acessar o site para utilizá-lo. Também não é necessário instalar em seu PC, é tudo on line. A versão ainda está em fase de testes, não sendo ainda muito estável. O grupo apresenta um tutorial bem simples de como se utilizar dessa ferramenta. O blog está bem claro e atrativo, embora não tenha explorado muitos recursos visuais.
HQ: ainda existem poucas postagens, mas se percebe uma preocupação em identificar a aplicabilidade das histórias em quadrinhos nas práticas pedagógicas. Tentei postar um comentário ali, mas apraeceu uma mensagem que este blog só aceita comentários dos membros do blog. Queria compartilhar com as colegas que utilizo um software da Turma da Mônica (HQ) para criação de historinhas que os meus alunos adoram.Mas foi impossível. Percebi que nenhuma colega dos demais grupos também conseguiu postar por lá.
Explorando o flickr
Várias horas da tarde linda de domingo passei explorando o flickr, mas veio uma frustração muito grande em não conseguir baixar as imagens que eu gostaria para adicionar em forma de gráfico. Embora seguisse os passos que "penso" ser adequados, não encontro os ícones que deveriam "estar lá". Não vou desistir, vou continuar tentando. Vou pedir um "help" para as colegas do grupo.
sábado, 26 de maio de 2007
Atividade proa17/22
__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/
Capturando imagens
* Fui até a imagem que gostaria de capturar;
* Cliquei a tecla F11, duas vezes;
* Após, abri o "paint" e colei a imagem lá (Control+V)
* Editei a imagem capturada e salvei em minhas imagens, no formato JPG (ou PGN)
* Abri o blog, loguei e inseri a imagem.
Muito fácil, não é mesmo? Vou deixar registrado no meu blog para não esquecer os passos. Ah! Estou postando esse registro pelo meu e-mail, da seguinte forma:
* Abri meu e-mail;
* Escrevi a postagem observando que o campo assunto serve de título à postagem e o corpo da mensagem é a própria postagem. Agora é só enviar e conferir.
__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/
Atividade 17/21
Blog Proa 17 – Lisandra Sandini Beutler: A colega conseguiu explorar da melhor maneira possível todos os recursos propostos nesta oficina, aliando esses recursos visuais, facilitadores da navegação, a textos claros, objetivos e bem distribuídos. No primeiro relatório expus que o blog estava “recheado” de efeitos, como música, que inclusive pedi a “receitinha” e ainda não obtive resposta, efeitos do mouse, mensagens em movimento, o mural de boas vindas, também com movimento de texto. Na minha opinião, está um “superblog”. A única sugestão é que o ícone de acesso ao bloglines pudesse ser visualizado juntamente com os demais links, e não somente no início do blog, já que a ordem de leitura é reversa.
Proa 17 – Ediana Perini: Outro blog com muitos recursos explorados. Ainda não tem música, mas tem vários elementos de página acrescentados, como já comentei anteriormente, como o “Veja quem está visitando o meu blog”, que achei excepcional, além de calendário. O layout da página é claro, de fácil visualização. Os textos são objetivos, embora não constem muitas postagens desde a última observação. O que não interfere na realização das atividades, só ainda não constam, até hoje, alguns registros das atividades da semana 4 e 5. A configuração do blog também foi bastante trabalhada, com alterações das fontes, cores, mural de recados, blogroll, lista de links, além de frases em movimento que tornam o blog uma ferramenta ainda mais dinâmica. Não encontrei o relato de algumas atividades, como a publicação de postagens via e-mail e a utilização do editor “write to my blog”.
Proa 17 –Roselene Pan: O layout da página deste blog também é bem “clean”, as postagens refletem as experiências e as dificuldades da colega, de forma bastante simples e objetiva, facilitando a navegação. Percebi a utilização de postagens via e-mail, links para os blogs colaborativos, a colega acrescentou um relógio como elemento de página, o que me permitiu fazer o mesmo em todos os meus blogs. Percebi, também, um equilíbrio entre imagens e textos, que procuram detalhar todas as atividades, além de todos os outros recursos como capturação de imagens, acréscimo do blogroll, exploração do clip/blog, configuração da página, com alterações na fonte, nas cores (links, datas, etc).
Construindo Ambientes Informatizados Educacionais – Lúcia Oliveira: O blog da colega Lúcia evoluiu bastante da última visita até este momento. Foi o primeiro que abri hoje e cedinho ela havia postado o slideshare com uma mensagem muito prática sobre a utilização pedagógica do blog. Achei “show” o seu trabalho. Os textos estão mais diretos e aumentou o número de imagens incluídas no blog. A visualização está mais atrativa. Percebi que a colega tem experimentado os recursos propostos, como o clip/blog, o blogroll, só não encontrei um link ou ícone para o bloglines como elemento de página, o que poderia ser acrescentado para facilitar sua própria navegação. O layout da página está claro, e as alterações feitas melhoraram sua visualização, embora não existam alterações da fonte e de sua cor. Não houve, também, a inclusão do webnot. Suas postagens são claras e reflexivas. Acredito que falta explorar e relatar mais algumas atividades como a postagem por e-mail, o editor “write to my blog”, pois não notei registros sobre estas atividades ou foi a falta de tempo de registrar, pois parece que o tempo corre contra nós.
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Continuando o relato da semana...Ativid.proa17/16
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Relax
Testando postagem por e-mail
__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/
terça-feira, 22 de maio de 2007
Relato das atividades da Semana 4-Ativ. 17/16
Testando recursos no blog
segunda-feira, 21 de maio de 2007
Testando fotos no flickr
Aberto o blog colaborativo, todas corremos para postar as descobertas que vínhamos fazendo sobre o flickr. Descobrimos que ele é uma excelente ferramenta para armazenar, publicar, compartilhar e classificar fotos. Pode-se utilizar "tags", que são rótulos ou etiquetas que facilitam as buscas pelas fotos. Fiz o meu cadastro no www.flickr.com com o nome de usuário: smpoglia12. Ainda vampos explorá-lo muito mais. Foi só o início. Um desafio, porque levei algum tempo tentando adicionar essa ferramenta a todos os meus blogs. Só se aprende a "usar", usando. Então, vamos em frente. Continuamos explorando o flickr.
sábado, 19 de maio de 2007
Enquanto isso... Atividade 17/20
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Semana 4
segunda-feira, 14 de maio de 2007
Atividades "escapadas"
Relato sobre as atividades da Semana 3
domingo, 13 de maio de 2007
Retomada da atividade 7 - Semana 2
Retomada da atividade 3 -Semana 1
A atividade número 1 da primeira semana ocorreu de forma tranqüila. Criei o meu blog para essa disciplina, fiz minha apresentação e divulguei o seu endereço no blog da disciplina.
Embora tenha lido o texto sobre blogs, dessa primeira semana, acabei esquecendo de postar os comentários sobre ele. O texto esclarece o que é um blog (weblog), suas características e relata um pouco do histórico de criação dessa ferramenta. Ressalta que os blogs se diferenciam de outros sites por serem extremamente dinâmicos, por terem textos curtos, chamados postagens ou “posts”, dispostos em ordem cronológica reversa. Apresentam links para arquivos, que guardam os conteúdos mais antigos. Têm uma grande quantidade de links para outras páginas, além de serem facilmente criados, editados e publicados, com poucos conhecimentos técnicos.
Hoje, o blog, vem sendo usado para diversos tipos de publicação, como: diários pessoais, páginas temáticas, diários de pesquisa, ambientes colaborativos, clipping jornalístico etc. Os blogs vêm se tornando excelentes recursos para o ensino-pesquisa, tornam viáveis projetos inter e transdisciplinares, porque é público seu acesso, dá suporte a projetos que envolvam a escola e toda a comunidade escolar. Podem ser utilizados como verdadeiros ambientes de construção cooperativa do conhecimento, se prestando a projetos educacionais. Por serem de fácil acesso, facilitam o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura. Eles possibilitam, também, o retorno à própria produção, a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas. Então, uma excelente ferramenta que o professor tem em suas mãos para dinamizar sua prática educativa.
sábado, 12 de maio de 2007
Distribuição dos Conteúdos e apendizagens on-line
A Folha OnLine é um dos jornais eletrônicos que distribuem seu conteúdo utilizando essa tecnologia.
O Bloglines é um desses agregadores, e o que é muito importante, para nós que trabalhamos na rede pública, é um agregador gratuito, através do qual podemos adicionar, administrar, ler sítios e compartilhar leituras através dele. È necessário, para tanto, criar um cadastro no bloglines.
Nas nossas práticas, essa tecnologia evita o tempo desperdiçado na procura dos endereços que desejamos acessar e facilita a interação entre o professor e seus alunos, permitindo um acompanhamento maior dos trabalhos por eles desenvolvidos, pois a cada nova postagem, o professor , uma vez cadastrado, será informado dela, seja no wiki, blog, etc.
Ainda ficaram algumas dúvidas a respeito das terminologias referidas no texto, como : TRAMSE, PDAS, SHARPREADER, LCMS, XML, embora já esteja claro que “feed” é um arquivo de extensão XML, RSS ou RDF, que armazena a notícia ou um resumo dela, para divulgação na internet.
terça-feira, 8 de maio de 2007
Blog de testes
Vou começar a testar... As atividades são muitas e o tempo é curto, então, vamos em frente...
sábado, 5 de maio de 2007
Compartilhando leituras
Mais uma atividade realizada, ufaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!
Testando imagens linkadas
quarta-feira, 2 de maio de 2007
Enfim...
terça-feira, 1 de maio de 2007
Ainda visitando blogs...
Legal, também, saber que se pode ter várias "skins", para o visitante, ou blogueiro, não cansar do layout. Outro recurso que desconhecia. Mas, segundo o prof. Sérgio, só se aprende a usar as tecnologias, usando-as, assim como se aprende a andar de bicicleta ou beijar (não estão em manuais).
Outro detalhe: A bilbliografia sobre blogs na educação é toda em Inglês, pelo menos a que o prof. recomenda. Pelo que vi nos blogs, com históricos de 2003 pra frente, já era possível se encontrar bibliografia nacional.
Bom, vamos ver o que mais temos de novidades pra essa semana. Até...
domingo, 29 de abril de 2007
Visitando blogs...
O conteúdo deles é o que há de mais diversificado: registro de aulas, que contam com espaços para trocas de informações e diálogos, acesso a dados, divulgação e interação de projetos educacionais, notícias, agendas, jornais de universidades, tudo num formato de hipertexto pra facilitar as buscas. Inclusive, podemos selecionar a procura de blogs, no Google, pelo assunto procurado.
Os recursos são muitos e as dúvidas, também. Senti o meu blog como um “pretinho básico”, que toda mulher tem em seu guarda-roupa.
Tentei identificar o serviço de blog, mas só consegui reconhecer o Blogger, do Google, o Manila ou outro, se existe, não identifiquei. Gostaria de saber como se percebe o serviço utilizado de blog. Os locais para comentários também variam bastante. É em função do serviço utilizado ou é possível personalizar os recados? Todos os comentários que fiz foram em locais diferenciados. E os recursos de fotos? Como se faz aquelas fotos abrirem outras janelas com novas fotos? Vamos aprender neste seminário? Vou seguir navegando pra descobrir. Ainda me sinto como uma gotinha num oceano a “navegar”...