sábado, 12 de maio de 2007

Distribuição dos Conteúdos e apendizagens on-line

Relendo o texto sobre distribuição de conteúdos e aprendizagens on-line, já que na primeira leitura fiquei confusa quanto às várias terminologias ali referidas, pude perceber que a tecnologia RSS/Atom ( Rich Site Summary) é uma tecnologia de agregação e distribuição de conteúdos , que permite o acesso rápido a vários sítios, a webglogs, projetos educacionais, wikis, e sítios de conteúdos variados como de notícias, previsão do tempo, programação cultural, esportiva, agenda, além de poder criar bibliotecas digitais que mostrarão por meio de agregadores as suas últimas atualizações, facilitando o acompanhamento dos conteúdos postados neles e suas alterações. Também podemos receber conteúdos do RSS/Atom por meio de correio eletrônico, mas para isso é necessário instalar um aplicativo que faz a ligação do correio com o conteúdo sindicado.
A Folha OnLine é um dos jornais eletrônicos que distribuem seu conteúdo utilizando essa tecnologia.
O Bloglines é um desses agregadores, e o que é muito importante, para nós que trabalhamos na rede pública, é um agregador gratuito, através do qual podemos adicionar, administrar, ler sítios e compartilhar leituras através dele. È necessário, para tanto, criar um cadastro no bloglines.
Nas nossas práticas, essa tecnologia evita o tempo desperdiçado na procura dos endereços que desejamos acessar e facilita a interação entre o professor e seus alunos, permitindo um acompanhamento maior dos trabalhos por eles desenvolvidos, pois a cada nova postagem, o professor , uma vez cadastrado, será informado dela, seja no wiki, blog, etc.
Ainda ficaram algumas dúvidas a respeito das terminologias referidas no texto, como : TRAMSE, PDAS, SHARPREADER, LCMS, XML, embora já esteja claro que “feed” é um arquivo de extensão XML, RSS ou RDF, que armazena a notícia ou um resumo dela, para divulgação na internet.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Simone

O sharpreader é um agregador semelhante ao bloglines (tem a foto lá no texto). TRAMSE é a sigla de Núcleo de Estudos e Experiências em TRAbalho, Movimentos Sociais, e Educação, da UFRGS.

abraço!