segunda-feira, 28 de maio de 2007

Atividade Proa 17/18

Depois de algumas visitas aos blogs colaborativos e muitas descobertas, passo a relatar as minhas observações:
Orkut: a apresentação da ferramenta está bem clara, consta a história de sua criação, o que achei bem interessante para situar o navegador que desconhece o recurso. Bem detalhados os passos para sua criação, com bastante imagens capturadas, e explicação do que são e como funcionam as comunidades que se criam nesse ambiente. Observei a preocupação das colegas em destacar os riscos e vantagens do orkut, inclusive expondo reportagens sobre o assunto.
Del. icio. us: percebi pouca ou quase nenhuma interação do grupo, sobrecarregando a colega que está com a responsabilidade de desenvolver sozinha a atividade. Achei os textos muito extensos e pouco objetivos. A formatação do blog está bem rica, com música recursos que o tornam atrativos; identifiquei que é um serviço social de “bookmarking” com sistema aberto, rápido e direto com interface simples e que serve para o armazenamento de marcadores de páginas da internet através do uso de Tags. O usuário pode desfrutar de um ambiente interativo e colaborativo, atualizado com as inovações da chamada "web 2", que ainda não tenho conhecimento.
Bubbleshare: muito interessante o blog e de fácil navegação. Explica de forma bem clara que o “bubbleshare” é um serviço de compartilhamento de fotos, podendo-se utilizar som e vídeo, que não exige maiores conhecimentos técnicos para manuseá-lo. Destaco o tutorial que as colegas criaram, via “bubbleshare”, para a utilização dessa ferramenta, embora o som esteja um pouquinho baixo. Também as propostas de uso pedagógico estão bastante práticas. Há uma interação bem grande do grupo, o que resulta um processo de criação bastante rico.
Flogs: fica bem claro, visitando esse blog, que “flog” é um diário de fotos organizadas seqüencialmente com datas das postagens das fotos, que é uma página da web atualizada freqüentemente. Foi esclarecido que não é um álbum de fotos on-line, para armazenar fotos digitais.O blog é rico em recursos, como o mago Merlin, dando boas vindas, música, efeitos do mouse. Isto torna-o bastante atrativo, embora existam alguns textos muito longos. Outra coisa que me chamou a atenção foi um slideshare com várias dicas de recursos para se utilizar em blogs, ficou muito legal.
Mapas on Line: o blog apresenta várias opções de sites para se utilizar nas aulas. Mapas capturados via satélite, mapas políticos, etc. O blog está claro, objetivo e de fácil navegação. Um recurso e tanto para os professores de Geografia.
Google Docs: muito clara a explicação das várias possibilidades de uso da ferramenta, como utilizar o editor on line. O que mais me chamou a atenção foi a possiblidade de compartilhar uma edição com outras pessoas, não havendo problemas de conflito na hora da publicação porque o próprio Google Docs avisa e solicita ao usuário, escolher uma das versões quando atualizadas simultaneamente. Não é preciso instalar o software no seu PC.Os docs ficam armazenados na rede, sendo possível acessar de qualquer lugar, outra vantagem. Só é preciso escolher uma senha que não seja muito fácil, já que é tudo armazenado on line. O blog está bem rico em imagens e efeitos.
You Tube: é um serviço on line que permite assistir a vídeos, mostrar os vídeos que fizemos e mandar o link por e-mail ou MSN ou ainda colocar em site ou no blog, para isso é necessário fazer um cadastro. O tutorial descrito no blog está bem claro e o blog está bastante atrativo também.
Toufee: é uma ferramenta que permite a criação e animação de filmes em formato de “flash” ( ainda não descobri o que é isso, nem encontrei no blog). Assemelha-se ao power point. Possibilita inserir arquivos de mídia existentes no computador do usuário ou usar imagens capturadas em site. É necessário um cadastro para a sua utilização. Pela imagem que as colegas capturaram no blog, é possível realmente ver a semelhança com o power point.
Thumbstacks: é uma ferramenta utilizada através de um site gratuito para publicar apresentações em slides pela web. É ideal para conferências on-line. Não requer cadastro, basta acessar o site para utilizá-lo. Também não é necessário instalar em seu PC, é tudo on line. A versão ainda está em fase de testes, não sendo ainda muito estável. O grupo apresenta um tutorial bem simples de como se utilizar dessa ferramenta. O blog está bem claro e atrativo, embora não tenha explorado muitos recursos visuais.
HQ: ainda existem poucas postagens, mas se percebe uma preocupação em identificar a aplicabilidade das histórias em quadrinhos nas práticas pedagógicas. Tentei postar um comentário ali, mas apraeceu uma mensagem que este blog só aceita comentários dos membros do blog. Queria compartilhar com as colegas que utilizo um software da Turma da Mônica (HQ) para criação de historinhas que os meus alunos adoram.Mas foi impossível. Percebi que nenhuma colega dos demais grupos também conseguiu postar por lá.

5 comentários:

Elô disse...

Olá! Estou analisando seu blog.
E percebi que você está com dificuldade em entender o que é Web 2.
Para vocês descobrir o que só acessar este endereço e ler.
http://web2.0br.com.br/conceito-web20
O Del.icio.us. Como está lá no meu blog pelo tutorial que fiz. Ele já é um aplicativo que está servindo justamente nessa nova clientela de usuários da rede internet. Os seja usuários como nós aqui neste curso. Onde, o tempo todo estamos em conexão através dos ambientes de aprendizagem. Pois segundo os arquitetos da informação, a nova geração de sites ou de blogs devem atender principalmente aos itens:
Colaboração, interação, usabilidade, inovação e conforto para que o usuário possam realizar suas pesquisas com qualidade esperada.
Espero sua visita no meu blog.

Uma ótima semana!
Eloisa

Lis@ Beutler disse...

Oi Simone!
Só hoje consegui passar aqui pra responder o que perguntaste no meu blog... sobre a música.
O endereço onde aprendi a usá-lo é http://www.brumaximus.blogger.com.br/.
Os outros recursos são, no geral, do maisblog.com
Abraços

Eloice disse...

Olá!
O Thumbstacks necessita de inscrição e senha para uso.Verifique no tutorial
Abraços,
Eloice.

Helenita Leal disse...

Oi Simone, gostaria de saber de o software da Turma da Mônica (HQ) para criação de historinhas que vc usa com seusalunos é free e onde encontrà-lo.
Abraços!

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela - grupo flog