domingo, 13 de maio de 2007

Retomada da atividade 3 -Semana 1

Revisando as atividades já feitas, verifiquei que faltava uma da semana 1 que ficou para trás, aliás, ótima idéia das profs. em listar todas as atividades de cada semana. Assim, conferimos mais facilmente aquelas que não foram realizadas.
A atividade número 1 da primeira semana ocorreu de forma tranqüila. Criei o meu blog para essa disciplina, fiz minha apresentação e divulguei o seu endereço no blog da disciplina.
Embora tenha lido o texto sobre blogs, dessa primeira semana, acabei esquecendo de postar os comentários sobre ele. O texto esclarece o que é um blog (weblog), suas características e relata um pouco do histórico de criação dessa ferramenta. Ressalta que os blogs se diferenciam de outros sites por serem extremamente dinâmicos, por terem textos curtos, chamados postagens ou “posts”, dispostos em ordem cronológica reversa. Apresentam links para arquivos, que guardam os conteúdos mais antigos. Têm uma grande quantidade de links para outras páginas, além de serem facilmente criados, editados e publicados, com poucos conhecimentos técnicos.
Hoje, o blog, vem sendo usado para diversos tipos de publicação, como: diários pessoais, páginas temáticas, diários de pesquisa, ambientes colaborativos, clipping jornalístico etc. Os blogs vêm se tornando excelentes recursos para o ensino-pesquisa, tornam viáveis projetos inter e transdisciplinares, porque é público seu acesso, dá suporte a projetos que envolvam a escola e toda a comunidade escolar. Podem ser utilizados como verdadeiros ambientes de construção cooperativa do conhecimento, se prestando a projetos educacionais. Por serem de fácil acesso, facilitam o exercício do diálogo, da autoria e co-autoria, inclusive na alteração da própria estrutura. Eles possibilitam, também, o retorno à própria produção, a reflexão crítica, a re-interpretação de conceitos e práticas. Então, uma excelente ferramenta que o professor tem em suas mãos para dinamizar sua prática educativa.

Nenhum comentário: